Fotografia

02-09-2010 10:49

 

Fotografia

Como a técnica foi inventada

Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Desde seu surgimento, em 1826, pelas mãos do francês Joseph Nicéphore Niépce, às minicâmeras embutidas em celulares, a fotografia evolui a passos largos. Entenda como se deu essa história fascinante.
Página 3
Esquema da câmara obscura
Palavra de origem grega que significa "desenhar com luz", fotografia é a técnica de gravação por meios mecânicos e químicos ou digitais de uma imagem sobre uma camada de material sensível à exposição luminosa, o suporte. Surgiu das tentativas de vários pesquisadores que, independentemente, trabalharam para aperfeiçoar os métodos de impressão sobre papel. Niépce, hoje reconhecido como seu inventor, teve a idéia de unir dois fenômenos conhecidos:

  • Um fenômeno físico, já utilizado por artistas pelo menos desde a época de Leonardo Da Vinci: a câmara obscura;
     
  • Um fenômeno químico para fixar as imagens geradas pela câmara obscura: a fotossensibilidade dos sais de prata, comprovada pelo físico alemão Johann Heinrich Schulze desde 1727.

    Niépce utilizou uma placa de estanho coberta com betume (não sabe o que é betume? Clique e consulte o dicionário Houaiss) e produziu uma câmera que exigia cerca de oito horas de exposição à luz solar, invenção que batizou de heliografia. Morreu em 1839, antes de vê-la aclamada. Quem levou a fama durante muito tempo foi seu sócio Louis Jacques Mandé Daguerre, que, em 1835, substitutiu a placa de estanho por uma de cobre coberta com prata polida. Ele denominou sua máquina de daguerreótipo e o processo de daguerreotipia, para ter certeza de que a humanidade não o esqueceria, como havia acontecido com Niépce.

    Página 3
    A fotografia mais antiga já encontrada, de 1826, feita por Niépce.


    Novas técnicas

    Também em 1835, o inglês William Henry Fox Talbot, em vez de placas de metal, utilizou folhas de papel cobertas com cloreto de prata e inventou o "desenho fotogênico", conhecido pelo nome de calotipia. Esse processo é muito semelhante ao processo fotográfico utilizado hoje pelas câmeras mecânicas, pois produz um negativo que pode ser utilizado para a reprodução de inúmeras cópias, diferentemente do daguerreótipo, que produzia uma única imagem.

    A invenção de Daguerre foi melhor sucedida inicialmente incialmente por agradar a burguesia emergente que preferia queria um retrato exclusivo, mas não tinha recursos para pagar um pintor.

    15 minutos de exposição

    Página 3
    Os estúdios de retratistas só começaram a proliferar em 1842, quando o aumento da sensibilidade das placas e a criação da lente objetiva por Joseph Petzval reduziram o tempo da pose de 15 minutos para 24 segundos. Imagine se você tivesse que ficar 15 minutos parado depois que o fotógrafo dissesse "xis", para que a foto fosse feita!

    Como as pessoas a serem fotografadas não podiam se mover, havia, acoplada à câmera de daguerrotipia (figura de número 1, no desenho ao lado), um suporte para fixar a cabeça do modelo, fixado na cadeira (2). O equipamento montado ficava como mostra o desenho 3.

    No Brasil

    Não era só na França e na Inglaterra que havia gente tentando desenvolver a fotografia no início do século XIX. Em 1824, chegou ao Brasil o pintor e naturalista francês Antoine Hercule Romuald Florence. Por volta de 1833, morando aqui, ele fotografou através de uma câmara obscura com uma chapa de vidro e usou papel sensibilizado para a impressão por contato. Mesmo distante e sem conhecimento dos feitos de seus contemporâneos Niépce e Daguerre, obteve resultados semelhantes em seus experimentos, que chamou pela primeira vez de "photographie".


     

  •  

    Tecnologia e arte

    Valéria Peixoto de Alencar*
    Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
    Depois das invenções de Niépce e Daguerre, o avanço da tecnologia foi muito rápido e mudou profundamente a maneira de se fazer fotografia. Como não foram patenteadas, a daguerreotipia, a calotipia e, por fim, a fotografia correram rapidamente o mundo.
    Reprodução
    Foto aérea de Paris realizada por Nadar em 1867.
    Gaspard-Félix Tournachon, conhecido pelo pseudônimo Félix Nadar, amigo do escritor Júlio Verne, realizou a primeira fotografia subterrânea em 1858. Foi a primeira vez em que foi utilizada luz elétrica, ou seja, artificial, para iluminar uma fotografia. Em 1861, ele produziu a primeira fotografia aérea, a bordo de seu balão, o Le Géant.

    Outros visionários
    John Benjamin Dancer, em 1839, fotografou através de um microscópio, tornando-se o pioneiro da microfotografia e da microfilmagem.

    Outros precursores foram os americanos Thomas Martin Easterly, que em 1847 registrou um relâmpago, e John Adams Whipple, que em 1851 fez a primeira fotografia da Lua.

    Em cores
    A primeira fotografia colorida foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. O primeiro filme colorido, o autocromo, passou a ser comercializado em 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata.

    Cientistas e pesquisadores da fotografia foram responsáveis por muitos avanços no que se refere ao aspecto técnico, como menores períodos de exposição, lentes mais precisas, papéis mais sensíveis e a introdução da cor. Foi o que permitiu o desenvolvimento da linguagem fotográfica, que além de mero registro, ganhou estatus de ferramenta artística.

    Uma nova linguagem
    A fotografia pode ser considerada uma forma de arte? Essa foi uma discussão que houve no incício da história da fotografia. Para muitos críticos, a resposta era não, já que a arte deveria ser única - e a fotografia era copiável.

    Superada a questão, grandes nomes surgiram e fizeram da fotografia uma das mais importantes manifestações artísticas da humanidade. Conheça alguns desses artistas:

    Man Ray
    Reprodução
    Man Ray, Les champs délicieux 1,
    fotograma, 1922

    Um dos artistas mais importantes dos movimentos de vanguarda européia no início do século 20. Começou a trabalhar como fotógrafo para financiar seu trabalho como pintor. Desenvolveu a raiografia, posteriormente chamada de fotograma, criando imagens abstratas, sem a utilização da câmera, expondo à luz objetos previamente dispostos sobre o papel fotográfico.


    Andy Warhol
    Pintor e cineasta, considerado o criador do movimento conhecido como pop art, fez uso da linguagem fotográfica nos anos 60 e 70. Era um questionador da mídia, que, ao mesmo tempo, reproduzia e criava ícones, mitos e celebridades. Seus retratos, conhecidos como polaróides, são uma crítica divertida ao sistema e às discussões sobre arte e fotografia.

    Reprodução
    Andy Warhol, Marilyn
    turquesa, 1964


    David LaChappelle
    Um dos mais renomados fotógrafos da última década, conhecido por suas imagens inusitadas, coloridas e irreverentes, descrito pelo New York Times como o "Fellini da fotografia". No seu trabalho, o absurdo e o exagero de cores, formas, pessoas e situações é constante. A temática de LaChapelle, além de única, é tão peculiar que é impossível não reconhecer uma de suas obras.

    Reprodução
    David LaChapelle, Elton John at Home, 1997


     

    Voltar

    Contatos

    Professor conrado

    Orkut: conradoalencar@hotmail.com Twitter: @conradoarte E-mail conradoe1@hotmail.com

    Noticias policiais

    • 27-08-2010 14:30

      Álcool na Adolescência

        ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA       Por: Leticia de Castro O consumo abusivo do álcool provoca graves problemas de saúde. A quantidade para uma pessoa se prejudicar varia de acordo com cada organismo. Veja o que o álcool pode fazer com você: Cérebro Na adolescência, o uso abusivo...

    << 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

    Professor Conrado

    Crie o seu site grátisWebnode