Fotografia

02-09-2010 10:49

 

Fotografia

Como a técnica foi inventada

Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Desde seu surgimento, em 1826, pelas mãos do francês Joseph Nicéphore Niépce, às minicâmeras embutidas em celulares, a fotografia evolui a passos largos. Entenda como se deu essa história fascinante.
Página 3
Esquema da câmara obscura
Palavra de origem grega que significa "desenhar com luz", fotografia é a técnica de gravação por meios mecânicos e químicos ou digitais de uma imagem sobre uma camada de material sensível à exposição luminosa, o suporte. Surgiu das tentativas de vários pesquisadores que, independentemente, trabalharam para aperfeiçoar os métodos de impressão sobre papel. Niépce, hoje reconhecido como seu inventor, teve a idéia de unir dois fenômenos conhecidos:

  • Um fenômeno físico, já utilizado por artistas pelo menos desde a época de Leonardo Da Vinci: a câmara obscura;
     
  • Um fenômeno químico para fixar as imagens geradas pela câmara obscura: a fotossensibilidade dos sais de prata, comprovada pelo físico alemão Johann Heinrich Schulze desde 1727.

    Niépce utilizou uma placa de estanho coberta com betume (não sabe o que é betume? Clique e consulte o dicionário Houaiss) e produziu uma câmera que exigia cerca de oito horas de exposição à luz solar, invenção que batizou de heliografia. Morreu em 1839, antes de vê-la aclamada. Quem levou a fama durante muito tempo foi seu sócio Louis Jacques Mandé Daguerre, que, em 1835, substitutiu a placa de estanho por uma de cobre coberta com prata polida. Ele denominou sua máquina de daguerreótipo e o processo de daguerreotipia, para ter certeza de que a humanidade não o esqueceria, como havia acontecido com Niépce.

    Página 3
    A fotografia mais antiga já encontrada, de 1826, feita por Niépce.


    Novas técnicas

    Também em 1835, o inglês William Henry Fox Talbot, em vez de placas de metal, utilizou folhas de papel cobertas com cloreto de prata e inventou o "desenho fotogênico", conhecido pelo nome de calotipia. Esse processo é muito semelhante ao processo fotográfico utilizado hoje pelas câmeras mecânicas, pois produz um negativo que pode ser utilizado para a reprodução de inúmeras cópias, diferentemente do daguerreótipo, que produzia uma única imagem.

    A invenção de Daguerre foi melhor sucedida inicialmente incialmente por agradar a burguesia emergente que preferia queria um retrato exclusivo, mas não tinha recursos para pagar um pintor.

    15 minutos de exposição

    Página 3
    Os estúdios de retratistas só começaram a proliferar em 1842, quando o aumento da sensibilidade das placas e a criação da lente objetiva por Joseph Petzval reduziram o tempo da pose de 15 minutos para 24 segundos. Imagine se você tivesse que ficar 15 minutos parado depois que o fotógrafo dissesse "xis", para que a foto fosse feita!

    Como as pessoas a serem fotografadas não podiam se mover, havia, acoplada à câmera de daguerrotipia (figura de número 1, no desenho ao lado), um suporte para fixar a cabeça do modelo, fixado na cadeira (2). O equipamento montado ficava como mostra o desenho 3.

    No Brasil

    Não era só na França e na Inglaterra que havia gente tentando desenvolver a fotografia no início do século XIX. Em 1824, chegou ao Brasil o pintor e naturalista francês Antoine Hercule Romuald Florence. Por volta de 1833, morando aqui, ele fotografou através de uma câmara obscura com uma chapa de vidro e usou papel sensibilizado para a impressão por contato. Mesmo distante e sem conhecimento dos feitos de seus contemporâneos Niépce e Daguerre, obteve resultados semelhantes em seus experimentos, que chamou pela primeira vez de "photographie".


     

  •  

    Tecnologia e arte

    Valéria Peixoto de Alencar*
    Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
    Depois das invenções de Niépce e Daguerre, o avanço da tecnologia foi muito rápido e mudou profundamente a maneira de se fazer fotografia. Como não foram patenteadas, a daguerreotipia, a calotipia e, por fim, a fotografia correram rapidamente o mundo.
    Reprodução
    Foto aérea de Paris realizada por Nadar em 1867.
    Gaspard-Félix Tournachon, conhecido pelo pseudônimo Félix Nadar, amigo do escritor Júlio Verne, realizou a primeira fotografia subterrânea em 1858. Foi a primeira vez em que foi utilizada luz elétrica, ou seja, artificial, para iluminar uma fotografia. Em 1861, ele produziu a primeira fotografia aérea, a bordo de seu balão, o Le Géant.

    Outros visionários
    John Benjamin Dancer, em 1839, fotografou através de um microscópio, tornando-se o pioneiro da microfotografia e da microfilmagem.

    Outros precursores foram os americanos Thomas Martin Easterly, que em 1847 registrou um relâmpago, e John Adams Whipple, que em 1851 fez a primeira fotografia da Lua.

    Em cores
    A primeira fotografia colorida foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. O primeiro filme colorido, o autocromo, passou a ser comercializado em 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata.

    Cientistas e pesquisadores da fotografia foram responsáveis por muitos avanços no que se refere ao aspecto técnico, como menores períodos de exposição, lentes mais precisas, papéis mais sensíveis e a introdução da cor. Foi o que permitiu o desenvolvimento da linguagem fotográfica, que além de mero registro, ganhou estatus de ferramenta artística.

    Uma nova linguagem
    A fotografia pode ser considerada uma forma de arte? Essa foi uma discussão que houve no incício da história da fotografia. Para muitos críticos, a resposta era não, já que a arte deveria ser única - e a fotografia era copiável.

    Superada a questão, grandes nomes surgiram e fizeram da fotografia uma das mais importantes manifestações artísticas da humanidade. Conheça alguns desses artistas:

    Man Ray
    Reprodução
    Man Ray, Les champs délicieux 1,
    fotograma, 1922

    Um dos artistas mais importantes dos movimentos de vanguarda européia no início do século 20. Começou a trabalhar como fotógrafo para financiar seu trabalho como pintor. Desenvolveu a raiografia, posteriormente chamada de fotograma, criando imagens abstratas, sem a utilização da câmera, expondo à luz objetos previamente dispostos sobre o papel fotográfico.


    Andy Warhol
    Pintor e cineasta, considerado o criador do movimento conhecido como pop art, fez uso da linguagem fotográfica nos anos 60 e 70. Era um questionador da mídia, que, ao mesmo tempo, reproduzia e criava ícones, mitos e celebridades. Seus retratos, conhecidos como polaróides, são uma crítica divertida ao sistema e às discussões sobre arte e fotografia.

    Reprodução
    Andy Warhol, Marilyn
    turquesa, 1964


    David LaChappelle
    Um dos mais renomados fotógrafos da última década, conhecido por suas imagens inusitadas, coloridas e irreverentes, descrito pelo New York Times como o "Fellini da fotografia". No seu trabalho, o absurdo e o exagero de cores, formas, pessoas e situações é constante. A temática de LaChapelle, além de única, é tão peculiar que é impossível não reconhecer uma de suas obras.

    Reprodução
    David LaChapelle, Elton John at Home, 1997


     

    Voltar

    Contatos

    Professor conrado

    Orkut: conradoalencar@hotmail.com Twitter: @conradoarte E-mail conradoe1@hotmail.com

    Noticias policiais

    • 28-08-2010 12:04

      Cientistas apontam oito sintomas mais comuns do câncer

        Cientistas apontam oito sintomas mais comuns do câncer Pesquisadores no Reino Unido identificaram os oito sintomas mais comuns em pessoas que são diagnosticadas com câncer. A pesquisa da Keele University, na cidade inglesa de Newcastle-under-Lyme, identificou oito sintomas:...

    << 5 | 6 | 7 | 8 | 9 >>

    Professor Conrado

    Crie o seu site grátisWebnode