Ronaldo abre o coração: 'Serei corintiano pelo resto da minha vida'

02-09-2010 10:34

 

Ronaldo abre o coração: 'Serei corintiano pelo resto da minha vida'

Em entrevista exclusiva à TV Globo, ele declara todo o seu amor ao clube que completa 100 anos de história e ainda sonha com a Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

pôster Ronaldo do Corinthians no lançamento da camisa do CentenárioRonaldo em poster da República do Corinthians

No dia 12 de dezembro de 2008, quando foi apresentado como provavelmente o maior reforço da história do Corinthians, Ronaldo disse que seria mais um “louco para o bando”. Um ano e meio depois, dois títulos conquistados, alegrias e tristezas vividas, o Fenômeno aprendeu a gostar tanto do clube que hoje completa 100 anos que prometeu, como diz uma das músicas da torcida, não abandonar jamais o Timão. Claro que em breve ele vai encerrar a carreira, mas será sempre alvinegro.

- Eu sou corintiano e serei corintiano pelo resto da minha vida - disse em entrevista .

Ronaldo nunca escondeu de ninguém que era flamenguista. E até teve chance de jogar no seu clube de coração. Chegou a treinar na Gávea durante o período em que fazia recuperação física, mas acabou acertando um contrato com o Corinthians. Logo se adaptou à cidade e, campeão paulista e da Copa do Brasil de 2009, caiu nas graças da torcida.

- Não tenho mágoa do Flamengo. Só deixei de amar o Flamengo pois fui para o Corinthians.

Dia a dia, vitória a vitória, derrota a derrota...e Ronaldo foi aprendendo a ser corintiano. Renovou contrato para jogar até o fim de 2010, deixou aberta a chance de seguir até 2011, mas já começa a admitir a possibilidade de encerrar a carreira. Perto de completar 34 anos - no próximo dia 22 - ele sente que o corpo, que já passou por quatro cirurgias, começa a cobrar a hora de dizer adeus. Mas, mesmo quando parar, continuará sendo mais um louco no banco.

ronaldo corinthians cidadão paulistanoRonaldo é homenageado na festa do centenário do Timão (Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

- Quando comecei a jogar aqui me envolvi de tal maneira que entendi a mentalidade do corintiano. É uma descoberta na minha vida que eu não gostaria de ter morrido sem viver essa experiência.

Esse clube merece uma Libertadores e vai ter uma Libertadores"
Ronaldo

Uma das coisas que mais chamaram a atenção de Ronaldo é como o corintiano reage nos momentos ruins. E ele estava em campo num dos dias mais tristes do ano para o torcedor, quando o Timão foi eliminado da Libertadores da América diante do Flamengo num Pacaembu lotado.

- É uma entrega muito grande. Tem uma coisa que eu nunca vi em nenhum outro clube do mundo: quando o time toma um gol, a torcida começa a cantar e apoiar. E isso acontece sempre. Tomou um gol e a torcida se empolga, quer esquecer aquilo, quer apoiar a equipe. Isso me surpreendeu. É incrível, impressionante. Essa nação não para de crescer. É um amor incondicional.

O envolvimento de Ronaldo vai além de só jogar futebol. Ele faz coisas que um simples atleta não faz. O Fenômeno costuma ir, por exemplo, até o centro de treinamento que está sendo construído no Parque Ecológico para vistoriar as obras, para ajudar com a sua experiência e dar sugestões de melhorias.

Um fator que talvez o faça continuar em campo na próxima temporada é a chance de disputar mais uma Libertadores. Hoje, o Timão é vice-líder do Campeonato Brasileiro e está dentro da zona de classificação para a competição de 2011. Antes de dizer adeus ele quer dar esse presente a quem aprendeu a amar tanto.

- Esse clube merece uma Libertadores e vai ter uma Libertadores.

Ronaldo crianças Corinthians x VitóriaCrianças corintianas demonstram o seu carinho ao ídolo Ronaldo em campo

Voltar

Contatos

Professor conrado

Orkut: conradoalencar@hotmail.com Twitter: @conradoarte E-mail conradoe1@hotmail.com

Noticias policiais

  • 27-08-2010 14:20

    Drogas

    Jovem sem Limites a dependência e o vício das drogas. Entender o que leva os jovens a um vício sem limites é tão difícil quanto se recuperar de um. Em dados extraídos de uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo, a porta de entrada para o mundo das drogas não é a maconha como se...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Professor Conrado

Crie o seu site grátisWebnode